sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Esperança sim, mas não expectativa!


“Entenda que toda frustração é planejada. Não temos que esperar nada de ninguém. Podemos ter esperanças, mas nunca expectativas.”

Será que as pessoas entendem a GRANDE diferença entre essas duas palavras?
Não duvido que a grande maioria saiba que expectativa e esperança são coisas bem diferentes. Mas na prática, será que nós enxergamos essa diferença?

Ok, deixa eu explicar melhor o que andei pensando...

Ao ler a frase lá de cima fiquei “meditando” a respeito (e a achei bem esclarecedora).
Apesar de esperança e expectativa serem substantivos abstratos diferentes, eu acho que eles têm origem numa mesma coisa. Nascem do querer. Do desejo de ter, ou ser, ou sentir.

Quando se quer uma coisa você NORMALMENTE tem esperança de conseguir o que se quer. Certo? Não é comum ouvir alguém dizer: “eu quero um picolé e vou ficar querendo”.
Oras, se você quer um picolé, você vai e compra um. Se não dá na hora, espera a oportunidade de comprar. E se até lá a vontade passar? Passou, ué. Naquela hora você queria o picolé, até tentou conseguir um, mas não tinha ninguém vendendo por perto. Daí você ficou com uma esperança de encontrar um vendedor no caminho. Também não deu! Então começou a chover, fazer frio, alguém te ofereceu um suco e a vontade do picolé passou (ou não). A sua pessoa não vai sofrer por causa disso, vai? A falta do picolé não te fez um infeliz!! Você pode até brincar que isso te frustrou e que não vai sossegar até conseguir o que quer (o picolé), mas você não se tornou um ser humano miserável e TRISTE porque seu desejo não foi realizado.

Ok, eu dei um exemplinho bobo, realmente ninguém costuma sofrer por um picolé!
Mas eu pensei em outro exemplo mais ammmmplo.

Quando se é criança, nós menininhas (a grande maioria), pensamos: vamos crescer, casar e ter filhos. Como fomos criadas para sermos independentes também incluímos no pacote que vamos ter um bom emprego, comprar nossa casa e carro sem depender de ninguém! Ok!

O tempo vai passando e aquela nossa esperança de sermos bem sucedidas, felizes com nossa alma gêmea, morando numa casa linda e carro do ano não vai embora, ela cresce com a gente.
Só que para se alcançar esses objetivos é preciso passar por muitas etapas (namorar, estudar, passar no vestibular, ser escragiário, terminar o namoro, namorar outro, etc..) até conseguirmos o que queremos (ou não). Quando nossos desejos se realizam, IUPI, que felicidade. Mas e quando as coisas não acontecem bem assim? Bom, o jeito é adotar o plano B, afinal, ninguém merece ficar se lamentando o resto da vida por algo que nunca existiu.

Ficou solteira? Aproveita o que isso pode te oferecer de bom, ué. Ainda não comprou seu carro? Corre atrás. Ahhhhh, mas você nem faz tanta questão assim de carro? Ok então, anda de bicicleta, contanto que seja feliz, ta ótimo.

Só não vale ficar se lamentando com VIDA que você é um pobrezinho que teve esperança, mas que ao contrário do que sempre acreditou, ela não foi a última a morrer coisa nenhuma, e te largou sozinho. Oh, pobre vítima do mundo!

Olha, não é por nada não, mas a esperança é sim a última que morre (será q ela morre?!), porque SEMPRE dá pra dar um jeito. Um famoso ditado já diz: se não deu certo é porque ainda não chegou ao final, porque no fim tudo sempre se ajeita!


Vamos acreditar minha gente!
A esperança é o motor que nos faz levantar da cama todo dia. Se já acordássemos achando que tudo vai dar errado e que vamos morrer nos próximos 15 segundos, nem levantaríamos. Mas a gente acorda pronto pra enfrentar um dia, contando que vamos chegar vivo ao final dele. E a gente se programa e paga o carnaval de Salvador 12 meses antes de ele acontecer. Sonhamos com nosso filho sem nem saber se vamos achar um pai pra ele! Rsrsrs. Isso é ter esperança. Isso é ter um desejo dentro de si e acreditar que o universo dá TODAS AS POSSIBILIDADES desse desejo se realizar. Não importa como e quando, um dia ele pode sim, perfeitamente, se realizar! E assim seguimos, felizes e acreditando, correndo atrás e não desperdiçando as oportunidades de concretizar nossos sonhos.

Mas e tal da expectativa, entra onde?

A expectativa é uma esperança idealizada. (opinião minha)
Veja bem: você tem um querer. Você tem esperança de conseguir, mas MAIS QUE ISSO, você idealiza como e quando aquilo vai acontecer. Na verdade, você quer MUITO alguma coisa, mas quer do seu jeito. E quando (fatalmente) as coisas não acontecem EXATAMENTE do jeito que sonhou... aí a casa cai. O filhinho fica frustrado! E sofre! A esperança dentro dele (coitada), nessas horas, ta escondida há muuito tempo.

A expectativa é a mãe da frustração e a frustração só surge quando se espera algo.
A expectativa anda junto com a esperança (ao meu ver). Mas a esperança sobrevive muito bem sem a tal da expectativa.

Frustrado fica quem espera.
E esperar é diferente de querer.

Quem quer, tem esperança de conseguir.
Já aquele que espera não cogita a possibilidade de não conseguir, porque ele já está esperando por algo, do jeito dele. Aliás, normalmente acontece da criatura já ter agido e mexido todos os seus pauzinhos justamente para conseguir a tal coisa do jeitinho que ela espera que seja! Só falta mesmo chegar num pacote, prontinho. E a gente sabe quantas vezes isso acontece, né?

Depois vem neguinho reclamar: “eu fiz tudo direito e não aconteceu do jeito que eu queria” (esperava, meu filho, esperava – não do jeito que queria!). Ou então solta um: “se fosse eu teria feito assim e não assado. Não era pra ele ter feito desse jeito, mas do outro. Assim eu não quero”.

E dá-lhe frustração.

Pois é... Observando mais atentamente essas diferenças, andei pensando que o melhor mesmo talvez seja só querer, querer com vontade, querer com fé e confiança! Querer e correr atrás pra conseguir, fazer o possível e o impossível - se achar que vale a pena, não perder oportunidades. Mas se não der, ok, você ainda pode adotar o plano C. E não há culpados nessa história.

Aliás, os frustrados (pelas suas expectativas) sempre acham culpados por as coisas não saírem como o planejado. A culpa é dos pais que não deram a viagem pra Disney quando fizeram 15 anos, é do namorado que não te deu bombons quando você tava com TPM, é da vida que não te dá nada do jeito que você espera!

Eu sou a favor do querer, do sonhar e acreditar e do fazer acontecer, tendo a esperança que se pode conseguir muito do que se quer. O problema é que a gente confunde, por hábito e por não prestar atenção mesmo, e acaba esperando muito mais do que querendo. E assim vai tentando manipular a vida pra sempre conseguir o que se espera.

Não espere e não se frustre. Afinal, quem aqui tem a vida planejada na ponta do lápis?
Agora a ESPERANÇA... dessa eu não abro mão.

Progê ;)

2 comentários:

As avessas disse...

Progê, vc sabe q adoro suas teorias, né?! Faço coro pra começar a rabiscar seu livro... rs
Bjooo,
Estrô

Heleninha disse...

Mto ÓTIMO esse texto, quantas vezes não soube separar uma coisa da outra e me frustei...

botei até nos favoritos aqui
amei mesmo. Obrigada pela visita no meu último post ;)